Customer Experience

O papel da tecnologia na melhora do Customer Experience

Por: conteudo, junho 3, 2022

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico onde automatizar processos é fundamental para melhorar o Customer Experience e o relacionamento entre clientes e empresas. o papel da tecnologia é simplificar o trabalho, criar processos inteligentes, reduzir tarefas manuais, auxiliar na gestão do tempo, aumentar a produtividade e possibilitar que o time de inteligência desenvolva novas estratégias.

Para ajudar nesse processo, as empresas podem contar com a tecnologia como aliada vital na gestão desse relacionamento com o cliente, o que pode facilitar o entendimento de todas as etapas da jornada do consumidor e impactar positivamente na experiência da sua empresa. Confira neste artigo algumas ferramentas técnicas que podem ajudar você a gerenciar sua jornada do usuário. Aproveite a leitura!

Ferramentas tecnológicas para o Customer Experience

1- Redes sociais

Muitas vezes os clientes desejam atender a necessidades que precisam de resolução imediata ou necessidades que desejam atendimento rápido, portanto, há a necessidade de aumentar a agilidade do serviço e permitir que eles escolham o canal certo. 

Dessa forma, a interação que acontece por meio das redes sociais está aumentando e as empresas que desejam melhorar a experiência do cliente devem investir no monitoramento dessas redes e utilizá-las como um canal de atendimento mais próximo, que resolve situações sem que o consumidor precise entrar em contato com a central. A atividade de monitorar esses canais permite identificar reclamações dos clientes, permitindo que suas equipes entrem em contato com ele para resolver a situação da melhor forma.

2- CRM

A Gestão do Relacionamento com o Cliente, ou CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta para melhorar o relacionamento e o atendimento aos clientes e que gera conhecimento a partir das interações que já ocorreram através do registro de informações. 

A ferramenta busca a personalização do atendimento, coletando e processando dados sobre o histórico de contatos, canais usados, compras realizadas, entre outras coisas, que auxiliam o melhor entendimento na abordagem mais adequada para cada cliente.  O uso de um CRM pode simplificar processos e aumentar a eficiência, além de reduzir o risco de erros, a necessidade de retrabalho e atrasos na conclusão de uma determinada tarefa.

3- Inteligência Artificial

Essa ferramenta tem evoluído constantemente e já é realidade no dia a dia de muitas empresas. Trata-se de uma ferramenta que agiliza os processos, pois foca na melhoria do atendimento ao cliente, proporcionando formas mais fáceis e inteligentes de acesso às informações, facilitando a categorização de assuntos e, às vezes, até mesmo atendendo às necessidades completas de serviços eletrônicos. A IA tem a capacidade de analisar situações e comportamentos, buscando entender as preferências de cada usuário e fornecer soluções para as necessidades dos clientes.

4- Conversas por chat

As conversas no chat otimizam o trabalho e facilitam a experiência do consumidor. De fato, é preciso investir em novas formas de comunicação com os clientes para melhorar sua experiência com a empresa. Além do bate-papo, os recursos de vídeo também podem ser empregados para ajudar a resolver problemas mais simples.

5- Big Data

Os clientes interagem com a empresa de diversas formas, redes sociais, sites, telefonemas e até presencialmente, e como você pode imaginar, a quantidade de informações é considerável. Portanto, é muito importante ter uma ferramenta de big data que possa processar grandes quantidades de informações, coletar, organizar e analisar esses dados independentemente de sua fonte. 

A ferramenta permite o acompanhamento dos clientes, avaliando quais clientes possuem pouco vínculo com sua empresa, o que pode indicar possíveis perdas. Além disso, analisa as situações de abandono, avaliando o acompanhamento e as características dos clientes que abandonaram o negócio, o que é importante para entender as possíveis causas das perdas.

Com as ferramentas da Myra a sua empresa tem cada vez mais robustez para medir o aumento e a melhora do Customer Experience que está sendo entregue. Venha conosco e mude o patamar da sua organização!

  • Precisando de ajuda?

    Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.