Customer Experience

Conheça o Multi Channel

Por: conteudo, maio 30, 2022

A multicanalidade, ou pelo termo em inglês, multi channel, é algo fundamental para ser pensado como estratégia de um bom relacionamento com o seu cliente, e sobretudo, da retenção dele. Os dias atuais, regados a tecnologia por todos os lados, demandam cada vez mais personalização e proximidade. 

Especialmente com a popularidade da Internet, o multicanal se tornou mais fácil. Multicanal, como o nome sugere, refere-se a múltiplas possibilidades de contato com uma empresa.

O marketing multicanal é importante pela simples razão de que você precisa estar onde seus clientes estão. Eles estão por todas as partes. No entanto, se você precisar de outros motivos, considere o seguinte: os clientes multichannel gastam muito mais do que os clientes mono channel. 

Portanto, se você tem um negócio presencial, mas trabalha por e-mail, telefone e redes sociais (seja WhatsApp, Instagram, Facebook etc.), considere o multichannel. Simples, não é? Bem, conceitualmente sim. Mas como colocar isso em prática? Veja no artigo a seguir e saiba mais!

E quais as vantagens do Multi Channel?

Para mergulhar de cabeça no mundo multicanal, você precisa entender e se convencer de suas vantagens. Primeiro, temos que lembrar que diferentes formas de comunicação com os clientes podem atingir e influenciar mais pessoas. 

Portanto, ao aparecer em vários canais de comunicação, você pode oferecer aos seus clientes comodidade e disponibilidade variada.

Não há dúvida de que os clientes de hoje têm mais controle sobre o processo de compra do que os profissionais de marketing. Devido à proliferação de canais disponíveis, as pessoas têm mais opções de como obter informações. 

Há muito mais maneiras de se envolver com seu público hoje do que pensávamos há pouco tempo, tanto em número quanto em variedade de canais. À medida que o número de canais aumenta, a necessidade de adotar o marketing multicanal não é apenas uma boa ideia, mas uma obrigação.

O Multi Channel vale a pena?

Estar presente em vários canais de comunicação às vezes não é suficiente. A questão é: você consegue atender os clientes com todas essas possibilidades? É um bom serviço? Existem ferramentas que vão te ajudar nessa transição e construir uma reputação invejável não apenas em um canal de comunicação, mas em vários? 

Afinal, para ser multicanal, você só precisa se posicionar em vários canais de comunicação que façam sentido para o seu negócio. Portanto, planeje-se e organize-se para poder produzir conteúdo de alta qualidade em múltiplas plataformas e para diferentes públicos.

Diferenças entre Multi Channel e Omnichannel

Multicanalidade não é um termo estranho para você, ou seja, Omnichannel também deve ser familiar! Pois bem, o Omnichannel acontece quando vários canais de comunicação de um multicanal estão conectados entre si, podendo identificar o mesmo usuário em canais diferentes.

Por exemplo, digamos que você comprou um produto online, mas deseja buscá-lo pessoalmente. Além do conceito de multicanal, este também pode ser configurado como omnicanal, afinal, nesse caso, os dois canais de comunicação com o cliente estão conectados um ao outro.

Mas, vai depender muito do seu tipo de negócio, do seu tipo de atendimento e da sua demanda, para saber qual dessas estratégias mais se encaixa com o que você tem em mente.

Então, a Myra aparece para ser a sua parceira na implementação de diversas ferramentas que vão te ajudar a medir a satisfação e o envolvimento do seu cliente com a sua empresa. Vamos juntos nesta jornada?

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.