Negócios

Mindset: como expandir a mente ajuda seu time a evoluir o negócio?

Por: Myra, outubro 13, 2021

Se o seu time não tem atingido os índices de desempenho esperados, é melhor começar a agir, afinal, o melhor momento pra expandir a mente da sua equipe será sempre: O AGORA.

Manter a alta produtividade da empresa é fundamental pro seu crescimento e saúde financeira. E pro desempenho não estagnar, a mensuração dele precisa ser atenta e contínua.

Não tem segredo, pra terminar em colaboradores mais motivados, a mudança precisa começar pelo mindset. Por isso, convidamos você a pisar fundo nesse tema e entender como ele pode acelerar seus resultados.

Mindset: um novo olhar sobre o negócio, pede um novo jeito de pensar

O termo mindset significa configuração da mente. E ele defende que é possível virar o jogo se você mudar a forma de pensar sobre as estratégias. Não se trata de “e se”, mas de “como” fazer isso de dentro pra fora, dando espaço a novos olhares e formas de pensar pra atingir resultados diferentes.

Segue o thread pra saber mais:

Pra sair do lugar, fuja do mindset fixo

Quem tem o mindset fixo não acredita que exista um caminho pra desenvolver suas habilidades e mudar o rumo dos resultados.

Pra fugir desse mood, é necessário ficar de olho em alguns pontos:

  • Como meu time recebe os feedbacks?
  • Se um problema for muito difícil, eles buscam soluções acima do esperado?
  • Meu time tem o hábito de se comparar entre eles ou com outras áreas?
  • Quando cometemos um erro, o encaramos como parte do aprendizado?

Trazer esses assuntos à tona pode motivar seu colaborador a se conhecer a fundo.

Com o mindset de crescimento, os resultados sobem

Time com mindset de crescimento são inquietos e não temem desafios. Sabem que não importa o tamanho do passo, e sim, nunca parar de avançar rumo às mudanças. Eles saem da zona de conforto e provocam toda a empresa a fazer o mesmo.

Pra facilitar esse processo, você pode seguir algumas dicas, como:

  • Não se compare, se inspire em pessoas;
  • Use a empatia pra resolver problemas e ajudar seus colegas de trabalho;
  • Não é possível mudar o outro, então o foco da mudança começa em você e nas transformações que você pode provocar;

Esse mood de crescimento traz muitos benefícios pra sua empresa, como:

Melhora a adaptação

Quando seus colaboradores estão acostumados a buscar melhorias: seja a adaptação ao momento da empresa, mudança nos hábitos do cliente e até mesmo a necessidade de digitalização, eles lidam com isso de forma mais leve e rápida. Esse senso de urgência e atitude pra agir na hora certa faz toda a diferença no dia a dia.

Motiva os colaboradores

Ao se libertarem de algumas crenças limitantes sobre suas habilidades, capacidades e papel na organização, o colaborador passa entender melhor sua importância e vê novos caminhos pra trazer soluções eficientes. Isso devolve a ele, aquele “gás” tão necessário pra acelerar os resultados.

Dá um up na produtividade

Depois de definidos os novos caminhos e objetivos da empresa, é possível usar ferramentas de alta tecnologia pra auxiliar e gerir a equipe e até mesmo analisar novas estratégias. Quando as pessoas se sentem parte do time, virar o placar é consequência.

A partir dessa mudança, é possível ter uma melhora significativa no time em relação a redução de auto sabotagens, procrastinações e crenças limitantes e os tornar cada vez mais aptos a começar uma revolução no modelo de trabalho e, principalmente, nos resultados do seu negócio.

Se o mindset tem o cliente como alvo, fica fácil acertar em cheio

Quando customer centric é implantado na cultura da empresa, a satisfação do consumidor começa a fazer parte do DNA de cada colaborador. Pra isso, o olhar pro cliente precisa ser 360º e de todas as áreas.

Falar sobre o cliente no centro, deixa as decisões mais assertivas

Sejam cases de sucesso, compartilhar desafios e pontos de atenção ou provocar o time a trazer ideias que se antecipem às necessidades do consumidor é fundamental pra ressaltar a importância desse tema pra cada um deles.

Se o consumidor é o foco, a prioridade é saber ouvi-lo.

Por isso, analisar métricas que mostram o índice de satisfação ou fazer usos de ferramentas pra entender os sentimentos do cliente podem tornar as suas estratégias mais poderosas e a experiência do cliente ainda mais especial

A mudança começa pelo exemplo

Além da transparência ser um ponto essencial pra estreitar as relações com sua equipe, é o exemplo que inspira a mudança a acontecer. Por isso, trouxemos um tópico com recomendações pra falarmos mais sobre isso. Vem com a gente?

Líder é quem sai na frente sem deixar ninguém pra trás

Muitas vezes, os indicadores da empresa é quem ditam se uma mudança deve ou não ser feita. Se eles estão baixos, indica que algo precisa ser mudado e se estão positivos, trazem a falsa sensação de que “time que está ganhando não se mexe”. Mas a gente sabe, pra ganhar um campeonato, as estratégias precisam se manter um passo a frente do oponente. A liderança tem esse papel: de mais do que bater as metas, nocautear a concorrência. Pra isso, você gestor, deve começar por:

Quem conhece o mindset do time, sabe a hora certa de tocar a bola

É necessário ouvir seus colaboradores, entender quais as mudanças que eles defendem e identificar como expandir cada vez mais suas mentes. O incentivo da liderança e o cuidado com cada pessoa individualmente são essenciais pra explorar o potencial da sua equipe e alavancar sua performance.

Pra sair na frente, é preciso saber onde quer chegar

Ter uma visão de futuro da empresa, da equipe e de si mesmo é fundamental pra estabelecer quais mudanças devem ser feitas na sua forma de pensar e o que elas vão te proporcionar alcançar nessa jornada.

Além disso, definir metas pro time e comunicar suas expectativas traz mais transparência e segurança porque deixa todos na mesma página sobre os próximos passos. E caminhando juntos, a mudança acontece mais rápido.

A mudança pode ser leve, mas precisa ser contínua

Não dá pra mudar tudo de uma vez, transformar a sua forma de pensar leva tempo e acontece em pequenos steps, o importante é não fazer pausas. Se trata de disciplina e compromisso: com você e com sua equipe. Sua nova forma de agir pode inspirá-los, por isso, mais do que falar o que deve ser feito, também é preciso mostrar como.

É preciso questionar para transformar

Buscar capacitação, cursos de liderança, treinamentos, workshops e informação é o melhor caminho pra direcionar os novos hábitos.

Além disso, promover essa reciclagem a todos do time garante pessoas mais preparadas pra resolver problemas no dia a dia e torna sua empresa mais receptiva às necessidade do cliente.

Use a tecnologia a favor das pessoas

Existem softwares que ajudam na gestão e comunicação com a equipe em tempo real ou até os que apontam indicadores de desempenho e metas em comum.

Tudo isso, combinado a um bom plano de ação otimiza o tempo e a comunicação, reduzindo erros e aumentando o engajamento dos colaboradores.

 Pra sair do lugar comum, é preciso ficar acima da média

Mudar o mindset é um processo contínuo e desafiador pra você e também aos colaboradores. Por isso, ter em mente os benefícios e a importância de sair desse lugar comum pra se tornar alguém excepcional pode deixar o percurso mais suave.

Na Myra, nosso Squad de Transformação apoia a sua empresa a identificar algumas das mudanças necessárias e colocá-las em ação por meio de melhorias nas estratégias e nos processos que envolvem a comunicação do time e com o cliente.

Primeiro, mobilizamos as equipes pra que todos tenham objetivos claros na mesma direção. Depois, os apoiamos a executar a revisão dos processos, ofertas, produtos e políticas de comunicação, além dos treinamentos pra que todos se sintam bem preparados pra provocar uma transformação eficiente e assertiva.

Algumas das soluções utilizadas, são:

  • Action Tracker: uma imersão no negócio pra tracionar os insights personalizados pros seus KPIs, visando a mobilização dos times pra trabalharem juntos e de forma mais eficiente. Aqui o foco é tirar as ideias do papel e fazer acontecer, de verdade.
  • Training Pack: um pacote de treinamentos, reciclagens e workshops pra potencializar a performance das equipes e da liderança.

Na Myra, tudo começa pela voz do cliente. E todas as recomendações são baseadas em dados combinados com um olhar consultivo de nossos especialistas, assim, podemos direcionar as soluções certas com base nas necessidades da sua empresa e da sua equipe.

Agora que você já sabe por onde ir, só falta vir com a gente!

Vem começar uma revolução no seu negócio e nos seus resultados. Fale com a gente!

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.