Customer Experience

Você sabe o que é uma estratégia Omnichannel?

Por: conteudo, maio 9, 2022

Omnichannel traduz-se por uma estratégia que se utiliza de diversos, e interligados, canais de comunicação, e tem o objetivo fortalecer a relação online e offline e elevar o nível de satisfação do cliente em sua jornada.

Vivemos em um mundo totalmente globalizado, em que todos têm acesso quase ilimitado à internet e o que está nela. Por isso, os consumidores mudaram suas maneiras de pensar e já não se contentam com qualquer coisa, que antes poderia ser vista como novidade. A inovação deve ser sempre o primeiro pensamento da sua empresa na hora de traçar uma estratégia.

As estratégias Omnichannel, como o próprio nome diz (“omni”, do Latim tudo e inteiro, “channel” do inglês canal, ou seja, todos os canais) tem como premissa utilizar diferentes tecnologias e canais para um mesmo benefício, que, neste caso, é o aumento do nível da experiência do cliente, podendo oferecer um serviço que ele possa estar precisando naquele exato momento.

Um bom exemplo para isso é: você está dentro de uma loja física e entra no site deles para ver se determinado produto está em estoque. Assim, você tem a opção de fazer o pedido com um dos vendedores e recebê-lo em casa!

Ou seja, neste cenário, um canal vai ajudar o outro a se aprimorar e oferecer uma experiência cada vez melhor entre cliente e marca.

Por que o Omnichannel está em alta?

Como falamos, hoje ter uma estratégia baseada no que o seu cliente te fala é basicamente uma obrigação das marcas. Aprender a escutá-los passa uma maneira mais íntima no atendimento, aproximando cada vez mais os dois lados dessa moeda e oferecendo mais opções, viáveis, para esses clientes.

E  apesar de ser tão importante, mesmo assim muitas marcas acabam não a utilizando, por falta de verba ou simplesmente por não acharem válida – o que é um grande erro.

Quais os benefícios do Omnichannel?

A transformação digital do seu negócio oferece diversos benefícios, e dentro de uma estratégia Omnichannel, não é diferente. Vamos ver como essa experiência pode ser elevada?

  • Os serviços melhoram;
  • as vendas aumentam;
  • o processo de fidelização se potencializa;
  • a imagem da sua marca se fortalece.

Com isso você otimiza muito todos os processos, aumentando  a possibilidade de crescimento da sua empresa.

Além disso, com uma boa estratégia Omnichannel a sua empresa começa a olhar de outra forma, com o foco no cliente, o atendendo como, quando e onde ele precisar, de maneira totalmente personalizada. Essa pode se tornar uma experiência única no processo de compra.

E, claro, você consegue conhecer ainda mais as pessoas que encontram o seu negócio, independente de como façam isso, formulando caminhos cada vez mais voltados para elas, a partir de uma abordagem coesa e embasada, sem achismos.

Com a Myra você tem acesso a diversas ferramentas para que sua empresa se baseie em dados para traçar as melhores estratégias, que impactem as pessoas corretas! Venha conosco e comece a sua transformação digital da melhor forma, oferecendo experiências únicas e assertivas. Bora lá?

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.