Negócios

Empresas disruptivas: a inovação eleva o negócio

Por: Myra, dezembro 6, 2021

No mundo dos negócios, aqueles que avançam primeiro é que conquistam espaço. Por isso, há cada vez mais ênfase na inovação como a chave para elevar seu negócio. E não há melhor exemplo disso do que o sucesso das empresas disruptivas.

Esse não é um fenômeno de agora. Pelo contrário, é algo que já aconteceu dezenas ou talvez centenas de vezes ao longo da história. Mas hoje, com a velocidade e a escala de um mundo globalizado, é algo bem mais fácil de notar e catalogar. Adicione a tecnologia digital e a disrupção pode vir de qualquer lugar!

Quer entender melhor esse conceito? Então, acompanhe e conheça os melhores exemplos de empresas diruptivas.

Entenda agora o poder das empresas disruptivas

Ser disruptivo significa quebrar os padrões preestabelecidos, romper com o tradicional e/ou mudar algo de forma profunda. No mundo comercial, falamos em “inovação disruptiva”, que é quando um novo produto, processo ou modelo de negócio causa uma mudança drástica no mercado como um todo.

Não estamos nos referindo simplesmente a uma novidade que ganha algum tempo na mídia nem de mudanças incrementais baseadas em coleta de informações superficiais, mas de uma inovação que torna um serviço completamente obsoleto ou que converte um produto exclusivo em algo acessível. Quase sempre essas disrupções são resultado do uso inesperado e inovador de alguma tecnologia.

É bom destacar que nem todo tipo de inovação é disruptiva. Existe a chamada “inovação tradicional”, que é uma mudança que atua em cima de algo que já existe, adaptando uma fórmula às mudanças do mercado para prolongar o ciclo de vida do produto. As empresas disruptivas, por outro lado, trazem algo que não faz parte desse sistema.

Uma empresa disruptiva revoluciona o mercado

No mercado atual, empreendimentos muito conservadores tendem a ser deixados para trás bem rápido — ou, no mínimo, têm muito mais dificuldades para crescer e conquistar o seu espaço. Afinal, se o que você oferece é igual ao que toda a concorrência faz, o único fator na decisão do cliente é a disponibilidade e o preço.

Tornar o seu negócio mais disruptivo é uma forma de criar um nicho de mercado no qual você terá a dianteira. E o resultado disso é bem simples: mais clientes, maior rentabilidade e maior destaque para sua marca.

Veja como estas empresas disruptivas mudaram o mundo

Mesmo para quem ainda está em dúvida, é impossível negar o poder que as inovações disruptivas têm no mercado. Confira aqui uma lista com alguns dos principais exemplos de empresas que levaram a uma mudança de mindset no cenário como um todo.

Netflix e a ampliação dos serviços de streaming

Até uns anos atrás, a transmissão de filmes sob demanda não era algo que qualquer um podia ter. Era algo bem mais caro, então todos tinham que se virar com os horários da televisão e com as locadoras perto de casa.

A Netflix foi a principal empresa a consolidar o streaming como uma parte da vida das pessoas, sendo uma solução melhor e mais barata que a TV por assinatura. Não é à toa que vários outros negócios seguem o mesmo modelo hoje.

Amazon e o comércio eletrônico

A venda e a compra de produtos pela internet sempre tinham um probleminha: levar o produto até o cliente. Sem uma infraestrutura de entrega e uma boa loja virtual, era quase impossível completar os pedidos em tempo hábil.

A Amazon mudou isso com um modelo de negócio mais ágil. Assim, os pedidos que eram feitos on-line passavam rapidamente pelos seus armazéns e eram colocados em uma cadeia de entregas diretamente para os clientes. Atualmente, eles vendem de tudo para o mundo inteiro.

Airbnb e as opções de hospedagem

Às vezes, a inovação não está em um produto, mas numa forma nova de encontrar um serviço. Por exemplo, hospedagem. A Airbnb é uma empresa que mudou bastante o mercado de turismo e viagens ao oferecer opções de hospedagem mais baratas. E como fez isso? Simples: conectando viajantes com pessoas que tinham quartos vagos.

Alugar uma cama em uma casa de família sai bem mais barato do que um hotel. Perfeito para mochileiros, estudantes e também para quem quer faturar um dinheiro extra recebendo alguém em casa durante uma temporada turística.

Uber e o transporte particular

Pegar táxi era coisa para quem tinha dinheiro ou para quem estava em uma situação mais apertada. Só de entrar e ver o taxímetro rodando, algumas pessoas já tinham ansiedade. Sem falar na dificuldade que era ter que esperar um taxista passar pela rua ou encontrar um carro disponível num ponto próximo.

Diante disso, a Uber usou a tecnologia para mudar essa forma de transporte. O aplicativo conecta motoristas, que podem ser qualquer pessoa com um carro próprio em boas condições, e aqueles que precisam de transporte, com preços baseados no tempo de viagem e na disponibilidade.

Além de ser bem mais fácil chamar um Uber, ele também tem a vantagem de já te dar o preço antes da viagem, que geralmente é bem menor que o padrão do táxi.

O que você precisa saber para tornar sua empresa disruptiva?

Tornar a inovação disruptiva parte do seu negócio é um desafio e tanto, mas vale a pena encarar. Porém, para ver o sucesso, você tem que saber como seguir esse caminho.

Em primeiro lugar, é importante ter imaginação para avaliar o mercado e pensar em como ele poderia ser diferente, identificando um problema ou inconveniência e refletindo “por que não é de outro jeito?” e depois “o que eu faço para mudar?”.

A tecnologia geralmente é a resposta para a pergunta. Muitas inovações disruptivas surgiram com a implementação ou uma melhor distribuição de certas ferramentas, como a internet, os computadores, os analytics etc.

O mais importante é conhecer seu público e encontrar essas oportunidades. Por isso, você deve investir em recursos para acompanhar o mercado e seu público-alvo, além, é claro, de contar com ajuda especializada para coletar e analisar essas informações e torná-las parte de sua tomada de decisões estratégias.

Se você busca mais oportunidades para tornar sua empresa disruptiva, então conte com a Myra e as nossas soluções para maximizar seus insights. Fale com a gente.

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.