Customer Experience

Customer Centric: 6 vantagens de ter o cliente no centro das decisões, de verdade

Customer Centric é uma abordagem que muda toda a cultura da empresa, colocando o cliente no centro do planejamento estratégico. Decisões e processos são modificados para promover uma experiência singular, personalizada e confortável para o consumidor. Esse mindset é para quem está realmente preocupado em promover a satisfação da pessoa atendida.

Porque não basta tentar antever as iniciativas do público. A ideia aqui é escutar o que o cliente tem a te falar.

Se essa estratégia sempre foi importante, em um mercado mudando com a pandemia passa a ser questão de sobrevivência. Um serviço personalizado e moldado na opinião do cliente ajuda na conversão, além de ser uma ótima oportunidade para fidelização.

Preparamos este conteúdo especial com diversas informações e 6 vantagens do Customer Centric. Confira o conteúdo e saiba como transformar o mindset da sua empresa!

Como o Customer Centric funciona na prática?

O cliente deve direcionar as decisões das empresas, mas na prática isso ainda pode ser desafiador. A proposta do Customer Centric é colocar a experiência do cliente em primeiro lugar. Para isso, todo o planejamento estratégico e as decisões são orientados para esse foco. A ideia é que a empresa faça um estudo bem detalhado do perfil do consumidor, em relação a aspectos como comportamento, desejos, dores, preferências e objetivos.

E como a sua empresa pode fazer isso? Pelos canais de escuta do cliente e com o uso de tecnologias para ajudá-la nesse processo. Se você quer mesmo saber mais sobre o consumidor, a ideia é que ele é quem vai te contar.

Assim, tem disposição para mudar a direção se o perfil apontar para um ponto diferente do que foi planejado. O Customer Centric se preocupa em deixar o cliente confortável e satisfeito, além de evitar a todo custo a experiência negativa.

Nesse contexto, o gestor tem um perfil diferente. Ele atua de forma mais colaborativa, em uma abordagem de trabalhar junto ao cliente e resolver as solicitações de forma proativa. Nisso, ele valoriza as conexões racionais e emocionais com quem é atendido, além de se preocupar em fornecer uma experiência uniforme, consistente e de máxima qualidade.

Os resultados do Customer Centric são vistos a longo prazo, com o fortalecimento do relacionamento e a fidelização. O desafio está em mobilizar toda a empresa para o foco no cliente, e não só a área de Customer Experience. Todos os departamentos devem gerar as mudanças a partir do feedback do consumidor. Isso impacta em mudar processos, ofertas, produtos e o que mais for necessário. É difícil, mas não impossível, e o retorno é certo.

E quais são as vantagens que você vai alcançar adotando o Customer Centric no seu negócio?

Levar a voz do cliente para o centro da empresa traz diversos benefícios. Continue aí para continuar reciclando as ideias!

1. Diferencial competitivo: a sua empresa sai na frente

Processos burocráticos e atendimento de nível regular são comuns em muitos negócios. Em diversas empresas, o cliente fica em segundo plano e a organização é privilegiada. Com isso, não há fidelização.

A centralidade nos interesses da empresa aumenta o dinheiro no caixa com mais rapidez. Só que o cliente vai embora.

O Customer Centric é um verdadeiro diferencial para o negócio. Promover uma experiência personalizada e centralizada nas necessidades de quem é atendido gera uma experiência positiva e cria um ciclo virtuoso no negócio. É mais demorado, mas também mais duradouro.

2. Aumento da retenção de clientes

O Customer Centric interfere em cada pequena ação e interação com o público. As práticas são direcionadas para o melhor do cliente, não da empresa.

O mais visível é a fidelização e a diminuição das reclamações que, quando aparecem, são rapidamente transformadas em uma solução construtiva. A equipe muda de postura, se preocupando com a experiência do cliente em todos os momentos de relacionamento com a marca, o produto ou o serviço.

A escuta é mais empática e proativa, atenta a entender quais são as dores e necessidades e em oferecer algo que se encaixe no que o consumidor está precisando. Satisfeito, o cliente permanece leal à sua empresa.

3. Melhora da experiência de consumo

Tudo o que sua marca faz (e o que não faz ou entrega de maneira ineficiente) conta na experiência de consumo. É preciso criar uma jornada fluida e gerar conexão emocional com o cliente. Mas como identificar os pontos em que a empresa precisa evoluir?

Comece ouvindo o consumidor, esse é o principal diferencial da empresas Customer Centric. Para isso, há diversos recursos, como a pesquisa de satisfação e análise de interações com a marca nos diferentes pontos de contato, como central de relacionamento, chat e e-mail. Aqui na Myra, nossa expertise está em transformar dados extraídos da voz do cliente em conhecimento. Avaliando as interações, geramos insights para melhorar a experiência de consumo.

Para ouvir o maior número possível de clientes, é possível adotar tecnologias como speech analytics e text analytics. A ferramenta, somada à inteligência consultiva, permite extrair a opinião e sentimento do cliente, para retroalimentar toda a companhia. Assim, é possível melhorar de forma contínua o atendimento, processos, produtos, ofertas e abordagens de acordo com a expectativa do consumidor.

4. Relação de identificação do seu cliente com a marca

É muito bom quando o usuário tem um sentimento de identificação com a marca, pois há um vínculo importante em jogo. O Customer Centric tem a preocupação de criar uma dinâmica de realmente atender ao que o cliente precisa e deseja.

Com o tempo e as idas e vindas, o laço se fortalece, a ponto de provocar uma sensação de familiaridade. Ali, na empresa, o consumidor sabe que será ouvido e que uma alternativa que se encaixa bem às necessidades dele vai aparecer. É um motivo para voltar sempre, pois ele sabe que ali resolve.

5. Diminuição do Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Sabemos que, às vezes, a empresa investe muito para adquirir um cliente. A fidelização já provou ser a estratégia mais econômica e que merece um percentual maior de investimento.

Isso porque ela tem um efeito secundário muito positivo, o marketing gratuito e espontâneo pela via da indicação. O cliente promotor e satisfeito se encarrega de recomendar a marca de boa vontade, sem cobrar nada por isso.

6. Redução da temida taxa de churn

O cancelamento é um indicador que as corporações sempre tentam manter em índices mínimos. Algumas desistências ocorrem por fatores externos e inevitáveis. Porém, o ideal é sempre pensar que você contribuiu de alguma forma para o churn.

Em uma abordagem Customer Centric, todo o colaborador é treinado para, antes de tudo, escutar o que o cliente diz. E, a partir daí, construir uma solução viável e que se encaixa às necessidades do consumidor. E como isso é feito em todos os momentos de interação entre cliente e marca, a tendência é a redução da insatisfação e a diminuição dos cancelamentos.

A satisfação do seu cliente cada vez melhor. E o seu resultado também.

Na Myra, acreditamos que a evolução é contínua e que a voz do cliente mostra a direção. Mergulhamos fundo em cada interação do consumidor com a marca. A partir daí, geramos diagnósticos e entregamos recomendações assertivas para resolver a causa raiz das insatisfações e, sobretudo, melhorar a experiência em toda jornada do cliente.

Gostou do conteúdo? Fale com a Myra. A gente te ajuda a construir uma estratégia Customer Centric!

Published by
Myra

Recent Posts

O papel da tecnologia na melhora do Customer Experience

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico onde automatizar processos é fundamental para melhorar…

12 meses ago

Crie uma boa jornada de negociação para o seu cliente

A jornada de negociação é uma tarefa difícil para muitas empresas, principalmente no contexto atual…

12 meses ago

Conheça metodologias ágeis no atendimento ao cliente

Como as equipes de atendimento ao cliente da sua empresa se relacionam com os processos…

12 meses ago

Conheça o Multi Channel

A multicanalidade, ou pelo termo em inglês, multi channel, é algo fundamental para ser pensado…

12 meses ago

5 passos para um bom Customer Experience nas empresas

Dentro de um ambiente organizacional, em que sua marca precisa sempre se reinventar para alcançar…

12 meses ago

Por que vale a pena medir o retorno sobre a experiência?

A lógica do mercado sempre obedeceu a uma regra: se tem investimento deve apresentar resultados.…

12 meses ago