Customer Experience

Crie uma boa jornada de negociação para o seu cliente

Por: conteudo, junho 2, 2022

A jornada de negociação é uma tarefa difícil para muitas empresas, principalmente no contexto atual em que milhares de famílias ainda sofrem com os efeitos que ficaram da pandemia. De acordo com o Mapa da Inadimplência no Brasil, divulgado pela Serasa, existem aproximadamente 62 milhões de devedores no país. 

Por isso, mais do que nunca, é fundamental oferecer a melhor experiência no processo de cobrança para que o cliente inadimplente consiga realizar o pagamento de sua dívida. 

Hoje, um dos maiores erros cometidos nos serviços de negociação é não incluir o devedor na jornada do cliente e de sua experiência. Isso, em muitos casos, torna o atendimento  completamente impessoal, frio e muitas vezes até constrangedor. No entanto, essa é uma das questões que as empresas precisam considerar se quiserem manter um bom relacionamento com seus clientes e consequentemente, obter bons resultados.

Geralmente, o comprador padrão não quer estar nessa situação. Por isso, entender a dor e buscar informações sobre como o devedor precisa e deseja quitar sua dívida,  aumenta as chances de sucesso nas negociações e garante informações satisfatórias ao cliente.

Tenha uma jornada digital de negociação 

Em tempos passados, muitos consumidores não se sentiam ouvidos nas redes sociais e acabavam procurando outros canais de contato para resolver seus problemas. Mas, com o avanço da tecnologia e da transformação digital, as empresas passaram a ter mais canais e ferramentas, que muitas vezes usam de inteligência artificial, para se comunicar com seus clientes. 

Para que o processo de negociação seja bem-sucedido, é necessário um bom nível de comunicação com o cliente para que, com isso, seja possível aumentar o número de promessas feitas e pagamentos. Hoje, muitas empresas apostam no multicanal para fazer suas próprias jornadas. No entanto, uma estratégia com múltiplos canais que operam de forma incorreta e sem contexto pode não só prejudicar o relacionamento com o cliente, mas também reduzir significativamente o interesse na resolução de problemas.

Por isso, investir em uma estratégia omnichannel vale muito a pena para o trabalho de cobrança. Já que, com ele, é possível fazer diversos contatos, através de diversos canais, de forma totalmente integrada. Além de permitir o desenvolvimento de uma jornada progressiva desde a compreensão do contexto do consumidor, até a negociação e o cumprimento da promessa de pagamento da dívida.

Por que apostar em uma jornada de negociação digital?

Se você não tem certeza se investir em uma jornada de cobrança digital é a melhor opção para empresas que buscam quitar dívidas e ainda manter o relacionamento com seus clientes, confira alguns dos benefícios de seguir essa estratégia:

  1. Padronização de processos e diminuição de erros;
  2. Rapidez e eficiência;
  3. Redução de custos.

Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso do negócio. E o uso correto dos canais digitais  possibilita que o consumidor cumpra suas obrigações da melhor forma possível, tanto para ele quanto para a empresa.

Não espere para alterar sua função de cobrança e recuperação de crédito. A Intervalor, que faz parte do Clã, faz de tudo para melhorar suas estratégias e fornecer informações incríveis para seus clientes e consumidores. Entre em contato conosco e vamos juntos nessa!

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.