Customer Experience

Saiba a importância uma boa gestão de crédito

Por: conteudo, abril 29, 2022

O setor de gerenciamento de crédito de uma empresa é um dos mais importantes para manter o bom funcionamento delas, já que se essa área não estiver alinhada com as diretrizes da organização, pode deixar algumas pontas soltas, o que acaba gerando desconforto com os clientes e consequentemente, os resultados.

Quando uma empresa se disponibiliza a conceder crédito a um cliente, a parte dele é se comprometer a ressarcir o valor ou o bem disponibilizado, possivelmente mediante a cobrança de juros.

A partir disso, quando este cliente se torna inadimplente com essa dívida, é o setor de gestão de crédito que faz a abordagem, a fim de negociar essas pendências, além de ser responsável por incentivar os devedores a quitarem suas dívidas, sem precisarem recorrer judicialmente para isso.

Manter o fluxo de caixa estável, e saudável, é a principal tarefa de uma empresa. Então, aquela receita que a corporação estava esperando entrar, se tornará um custo, já que é ela quem deverá arcar com esse déficit. 

Então, uma boa gestão de crédito garante que sua empresa não negocie com clientes com histórico de inadimplência, ou, pelo menos, para que eles não recebam as mesmas condições de quem não possui pendências, como taxas mais altas ou menos opções de parcelamento, por exemplo.

3 dicas para melhorar a sua gestão de crédito

  1. Mantenha os cadastros atualizados;

Isso torna os processos mais ágeis e otimizados, com menos erros na hora de contatar este cliente.

  1. Elabore um manual interno;

Uma das coisas mais importantes nesse processo é ter um bom, e bem definido, planejamento. Descreva o passo a passo de todos os processos e tenha um padrão.

  1. Acompanhe o comportamento dos clientes;

Sua empresa precisa ter formas, dentro dessa gestão de crédito, que consigam prever e monitorar o comportamento dos clientes, o que garante a identificação dos riscos e a forma de se comunicar a partir das mudanças de perfil.

A experiência do seu cliente, ou o Customer Experience, pode ser muito afetada caso essa área da sua empresa não esteja alinhada com o restante dos times, e, principalmente, com os valores da sua companhia. Esta atividade também faz parte do relacionamento com o seu cliente. Aqui o objetivo é ter uma taxa alta de recuperação de crédito e isso implica diretamente em um atendimento satisfatório e humanizado.

Uma assessoria de cobrança pode oferecer boas soluções e equipes experientes e mais preparadas para lidar com esse trabalho que é fundamental para a saúde de diversas empresas, dos mais variados segmentos.

A Intervalor, que faz parte do Clã, é especialista em jornadas de negociações e gestão de crédito, promovendo uma relação ganha-ganha entre as empresas e clientes com uma experiência de mais de 20 anos no mercado! Aqui você aumenta a eficiência na recuperação de crédito e melhora muito o seu Customer Experience. Entre em contato e saiba quais as melhores soluções para a revolução da sua empresa.

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.