Negócios

Qual a relação entre Big Data, Inteligência Artificial e NPS Espontâneo?

Por: Myra, julho 21, 2021

É muito importante conhecer tecnologias que podem melhorar os resultados operacionais. Apesar de parecerem distantes da realidade comum, Big Data e Inteligência Artificial já são muito próximos em nosso cotidiano. E você não vai perder a chance de usar essas tecnologias avançadas para alavancar seus resultados, vai?

Com o apoio dessas tecnologias, as empresas acertam na sugestão de produtos pra compra ou na recomendação de produtos associados (o que a gente chama aqui de cross selling e upselling). Esse universo inovador já é muito palpável. Na verdade, o cuidado agora é para se atualizar e não ficar para trás.

Nesse artigo vamos explicar essa relação tão próxima entre Big Data e Inteligência Artificial. Além disso, você também vai conhecer uma solução baseada nessas duas tecnologias, que vai fazer a aplicação de NPS ser ainda mais simples na sua empresa. Então, não perca a chance. Continue aí pra saber mais!

O que é Big Data e Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA), em termos mais simples, refere-se a sistemas e máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas. A IA está relacionada ao processo e a capacidade de pensamento superpoderoso e a análise de dados.

Essa solução se baseia em outras três tecnologias, que são o machine learning, o deep learning e o Processamento de Linguagem Natural (PLN). Ou seja, a máquina é capaz de aprender, pois ela observa padrões e cria modelos. Além disso, o sistema lapida os dados, criando uma forma de resposta mais próxima à humana.

Acontece que isso só pode funcionar se a máquina for alimentada constantemente. É aí que o Big Data entra, esse é o conjunto de dados disponíveis nos bancos da Internet e nos sistemas das empresas. Basicamente, a ideia é que o software processe esses grandes volumes de informação (seja ela interna ou externa), que pode vir de forma estruturada ou não-estruturada.

Então, como é que Big Data e Inteligência Artificial se relacionam? A ideia é que você alimenta a IA com o grande volume de informações do Big Data e a IA vai usar isso para criar relações. O grande volume de dados processados permite que a IA faça associações e aprenda de forma independente, ágil e produtiva.

O sistema consegue identificar diferenças, ver detalhes e aumentar a capacidade de reconhecimento de padrões. Com as correlações, vínculos e inferências das informações, é possível ter insights poderosos e alavancar processos.

Como Big Data e Inteligência Artificial podem ser usadas?

Big Data e Inteligência Artificial podem ser usadas para análise de um volume gigantesco de dados, o que contribui para a geração de insights sobre vários problemas de negócio (melhorar venda pra um tipo de cliente, entender diferença de comportamento entre clientes, entre outros). Essas tecnologias podem ser aplicadas também para fornecer recomendações personalizadas.

Os níveis de aprofundamento do uso da análise de dados por meio do Big Data e da Inteligência Artificial podem ser os seguintes:

  • análise descritiva: a proposta é analisar dados históricos, com o objetivo de responder perguntas sobre o que aconteceu;
  • análise diagnóstica: aqui, a ideia é identificar padrões e perceber relações entre dados;
  • análise preditiva: uso dos dados e históricos para fazer probabilidades e estimativas em relação ao futuro;
  • análise prescritiva: é a aplicação das análises para uma melhor tomada de decisão.

Você deve ter notado que há uma gradação entre os pontos acima. A análise descritiva, por exemplo, gera insights e valores básicos. Já a análise prescritiva possibilita insights avançados e valor elevado.

Quais são as vantagens do uso de Big Data e Inteligência Artificial?

Quanto mais você usa recursos analíticos avançados, seu negócio também ganha vantagens, como um conhecimento mais aprofundado do padrão de comportamento dos consumidores, maior capacidade de fazer teses, aprender e experimentar (afinal, você estará com informações poderosas em mãos).

E tem mais: aumento dos indicadores estratégicos para a sua gestão, vantagem sobre os concorrentes que contam com menos sofisticação e uma compreensão melhor do cenário da atualidade (e a previsão baseada em dados de desempenhos futuros).

Como funciona um sistema NPS para capturar o sentimento do cliente?

Muitos clientes não estão tão afins de responder pesquisas de satisfação. Simplesmente, às vezes na correria do dia a dia, pode ser custoso parar para avaliar atendimento. As pessoas querem ser ouvidas, mas isso pode ser feito de forma ainda mais rápida.

Pensando nisso, a Myra tem a solução de NPS Espontâneo. Com o uso de Big Data, Inteligência Artificial e algoritmos, o sentimento do seu cliente em relação a sua marca é capturado nos principais canais de comunicação, como mídias sociais, e-mails, chats e sites de atendimento ao consumidor. Isso gera uma nota de satisfação dentro do NPS. Ou seja, você não precisa enviar pergunta nenhuma e vai saber o que cliente fala da sua empresa. Um verdadeiro diferencial.

Quais são os benefícios do NPS Espontâneo?

Tem muita gente que responde à pesquisa de satisfação de qualquer jeito, só para concluir logo. Tem cliente ocupado demais para gastar minutos da agenda para responder de 0 a 10 o quanto recomenda a empresa para alguém.

Existe também os casos de pouca familiaridade com a tecnologia e situações em que clientes precisam de ajuda pra responder uma pesquisa.

Precisamos simplificar para o consumidor e isso não é deixar de escutá-lo, é ouvi-lo de forma inteligente, ágil e precisa. O NPS Espontâneo faz isso. Ele interpreta o sentimento dos clientes através das menções espontâneas nas redes sociais, fale conosco, portais de reclamação, chat e elimina a necessidade de perguntas. Facilita para o cliente e você não abre mão de insights valiosos sobre atendimento, processos e produtos da sua empresa, além da concorrência, coisas essenciais em uma abordagem customer centric. Assim, você melhora a experiência do cliente e evita criar motivos para churn rate.

Big Data e Inteligência Artificial são tecnologias que se integram e que geram ótimos resultados. Basicamente, a Inteligência Artificial precisa de alimentação para funcionar e o Big Data é a solução perfeita para isso. A Myra trabalha com essas tecnologias e o NPS Espontâneo é a nossa solução que faz uma verdadeira varredura de tudo que tem sido dito nas redes sociais e gera insights de negócio com base nesses dados.

Gostou do post? Aproveite e entre em contato com a Myra!

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.