Negócios

Analytics: usando dados pra virar o jogo.

Por: Myra, agosto 30, 2021

Mais de 4 bilhões de pessoas conectadas no mundo. A transformação digital invadindo uma era. Presente em todos os ambientes. Facilitando as necessidades do consumidor em apenas um clique. Dados que podem mostrar à sua empresa a direção certa. A pergunta é… você vem?

A gente combina dados com expertise e filtra o melhor das ferramentas analytics. Elas ajudam a gerir as informações que podem transformar o seu negócio. Vem saber como.

A resposta está nos dados. 

Com Analytics, você combina informações matemáticas e estatísticas para desenhar padrões de comportamento dos clientes. Assim, máquinas e softwares podem ser programados pra coleta de dados e fazer cruzamentos que facilitam as métricas a serem acompanhadas. Ou seja, dá pra contar mais sobre a jornada do consumidor e trazer insights de como sua empresa pode deixá-la melhor.

Não existe limite: da contabilidade aos recursos humanos, áreas de gestão em geral, atendimento e até o marketing podem se beneficiar dessa ferramenta na hora de tomar decisões, traçar diagnósticos ou entender mais sobre seu público alvo a fim de melhorar KPIs.

Veja alguns dos objetivos para aplicar na sua empresa:

Processe dados em grande escala

Atualmente, as empresas recebem milhares de ligações por mês, diversos dados enviados em tempo real. E na busca pra acelerar os resultados, as ferramentas como speech analytics te ajudam a sair na frente.

Com elas, conseguimos entender o cliente, avaliar seus pontos de dor, redesenhar a jornada e filtrar tudo isso em grande escala. O que era impossível apenas com a monitoria humana, é atingido com analytics. E, na Myra, aprimorado com a expertise de nossos profissionais.

Quantifique suas estratégias

Muitas vezes, a melhor forma de impulsionar a cultura ou os valores da sua empresa é quantificando. Com analytics, é possível mensurar esses valores em resultados a fim de aprimorar processos internos e garantir uma jornada cada vez mais assertiva.

Os dados falam

Com eles, fica mais fácil enxergar os próximos passos e virar o jogo. Desde o acompanhamento de tendências de mercado, redesenho de processos e fluxo, até a tomada de decisão, os dados trazem indicadores de forma objetiva e ajudam o time na identificação de metas ou problemas.

Dá pra prever e surpreender

As respostas pro seu futuro estão sendo ditas hoje. Com analytics, você faz previsões de cenários de risco e consegue se planejar pra corrigi-los antes mesmo do seu cliente perceber. Além disso, você identifica as tendências de mercado e sai na frente: seja criando novas soluções ou revolucionando sua forma de atender.

Conheça algumas ferramentas

Agora que você já sabe o que é analytics, descubra algumas ferramentas e como usá-las a favor do seu negócio. Vem ver:

HotJar

Para entender e melhorar a jornada do cliente, é preciso estar atento aos seus passos. Pra isso, o HotJar ajuda a trackear o comportamento do consumidor em seu site, mostrando com mapas de calor, pesquisas de satisfação, tempo de visita e outros indicadores, as principais áreas de interesse. Somado a um bom plano de ação, é possível transformar o que o seu cliente busca exatamente no que a sua empresa entrega.

Google Analytics

O Google Analytics é perfeito para descobrir a localização geográfica de seus visitantes, como eles encontraram seu site e até o sistema operacional utilizado. Monitorar o tráfego e entender mais sobre o público alvo te dará vantagens nas tomadas de decisão, criação de ofertas ou insights em processos.

Speech Analytics

O Speech analisa as chamadas e entende o sentimento do cliente. Ele vai fundo na causa-raiz e em como fazer os resultados florescerem. Assim, é possível avaliar, por exemplo, a operação de atendimento, o tempo de silêncio e até o real motivo da chamada. E o melhor, sem precisar fazer essas perguntas ao consumidor.

Mas ferramenta sem atitude não resolve. O único jeito de provocar uma mudança nos resultados é começando pelas suas estratégias. E pra isso, ouvir os dados é a mais importante delas.

Text Analytics

Com Text Analytics, a gente extrai o essencial, examina cuidadosamente cada informação e faz a mineração de palavras e do processamento da linguagem natural de todas as comunicações escritas: e-mails, tweets, resenhas on-line, anotações dos agentes de call center e até mesmo os contatos pelo WhatsApp. A sua empresa não perde nenhuma informação importante e seus resultados ganham estratégias cada vez mais eficazes.

Vem revolucionar seus resultados

Na Myra, combinamos ferramentas analytics, inteligência artificial e os insights de nossos especialistas: pra muito mais do que trazer métricas e gráficos, entregar soluções poderosas. Quer saber mais? Fale com a gente: contato@myrabr.com

  • Precisando de ajuda?

    Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.