Customer Experience

5 dicas para melhorar a experiência do cliente

Por: conteudo, abril 27, 2022

Ter uma área de Customer Experience hoje em dia já deixou de ser apenas um detalhe que sua empresa pode oferecer. Ouvir o que seu cliente tem a  dizer não só mostra proximidade e empatia, como também garante destaque e alavanca os resultados do seu negócio.

O conceito de Customer Experience está muito mais ligado a entender todo o processo e vai muito além de simplesmente oferecer um produto ou serviço. Tudo começa e termina no cliente, e as respostas para as perguntas que você ainda nem fez, estão nas interações que o seu cliente faz com a sua empresa. Por isso a importância de usar os dados dessas relações: pois é através deles que conseguimos encontrar a melhor forma de fidelizar e ampliar seus negócios.  

Se relacionar apenas no intuito de vender não pode ser mais o centro das interações com os seus clientes. É  preciso identificar elementos que possam agregar valor nesta atividade, tornando o processo de compra encantador e agradável.

A melhor forma de começar a ouvir o seu cliente é traçar os perfis de quem consome sua marca, e isso só é possível através do exercício de ouvir  (de verdade) e estar disponível em qualquer parte das etapas, em diversos canais.

Confira abaixo algumas dicas para começar a entender o que os seus clientes estão querendo dizer e assim fidelizar e ampliar seus negócios. Boa leitura!

1- Defina os valores da sua empresa;

A partir do alinhamento dos perfis de clientes, as expectativas serão ajustadas entre quem oferece e quem demanda, de acordo com o que você já entendia sobre os valores do seu negócio.

É possível que nem todos os valores estejam alinhados com os clientes, mas essa comunicação precisa existir!

2- Use a  tecnologia com inteligência;

A transformação digital tem tido muita visibilidade nos últimos anos e a inovação é uma busca constante das empresas. Inteligência Artificial, segurança da informação, Big Data e machine learning têm cada vez mais admiradores e são ferramentas capazes de fazer com que o seu negócio passe na frente da concorrência.

Tornar sua empresa digital deixou de ser opcional e se tornou essencial.

3- A parte humana importa muito;

A interação humana é essencial para que a tecnologia funcione, afinal, é a partir dessas interações, entre o digital e o físico, que é possível transformar as ações em dados, possibilitando assim uma análise mais profunda dos sentimentos que o seu cliente tem sobre sua marca.

4- Saia da caixinha. Seja criativo nos processos;

Talvez a surpresa seja a sua principal arma nesta abordagem. Explore meios criativos para que a experiência seja realmente única. Por exemplo: se você vai a uma cafeteria e não sabe o que escolher para acompanhar, não seria incrível ter um aplicativo que te mostra as melhores combinações para o seu cafézinho, a partir do seu gosto? Muitas empresas apostam nessa proximidade para, inclusive, ganhar publicidade espontânea de quem se sente representado por essa tal inovação. 

5- Seu relacionamento precisa ser único;

Faça com que tudo seja o mais personalizado possível, procurando ouvir seu cliente em todas as suas questões, até entendê-los por completo. A transparência fará com que eles se identifiquem cada vez mais com a sua marca, deixando o processo de fidelização mais fácil e recorrente.

Aqui na Myra nós te ajudamos a entrar de vez em sintonia com o seu cliente, proporcionando o melhor ambiente e fazendo com que ele se torne parte da engrenagem. 

Temos a solução que você precisa, com ideias inovadoras, que vão revolucionar seu atendimento.

Vamos juntos nessa? 

  • Quem tem informação, tem poder

    Receba nosso conteúdo exclusivo e se mantenha atualizado sobre o universo do Customer Experience.